segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto de Plano de Aula


AULA: HOMOFOBIA  


Elaboração e execução: Profª Juciene (Biologia), Vera Lúcia (Biologia), Profº José Jorge (Filosofia), Profª Marta Florinda (Matemática), Profª Lucy Mary (História), Profª Selma (Ensino Religioso), Profª Sonia (Língua Inglesa), Profª Neusa (Espanhol), Profª Alzira (Geografia).
Disciplinas: Biologia, História, Saúde, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Ensino Religioso, Filosofia, Matemática, Geografia e Educação Física.

OBJETIVOS:
Ao final do ciclo de aulas os alunos deverão ser capazes de:

  • Ter consciência e reconhecer todos os seres humanos como iguais independente de suas escolhas e orientação sexual;
  • Analisar os aspectos geradores da homofobia no ambiente escolar, na família e na sociedade;
  • Conhecer a história da homossexualidade e seus principais protagonistas;
  • Conhecer os impactos da homofobia na vida das pessoas, através dos índices de violência cometida contra os homossexuais.

CONTEÚDO:


Definição de homofobia, homossexualismo, transexualismo e outros termos (Biologia);
Modelos e papéis sexuais na sociedade (Filosofia);
O preconceito homofóbico na escola, na família e na sociedade (Geografia);
História da sexualidade (História);
Bullying por preconceito homofóbico (Ensino Religioso);
Impactos da homofobia na vida das pessoas, através dos índices de violência cometida contra os homossexuais (Matemática);
Direito à saúde e a sexualidade – Campanha (Língua Estrangeira);
Necessidade de superação do preconceito homofóbico (Educação Física).

METODOLOGIA

1º Momento: Biologia
Introdução
Acessar o Youtube e apresentar o vídeo abaixo:
Homofobia na família: (Depoimento – em inglês - Legendado)
Apresentação do conteúdo – Aula expositiva
Apresentar a aula: Características da Homofobia, definições e conceitos:
Versão em PPT (Power Point e PDF) disponível em:
Outras aulas sobre homofobia e sexualidade:

2º Momento: Filosofia
Modelos e papéis sexuais na sociedade (Filosofia).
Promover uma reflexão dos papéis sexuais desempenhados na sociedade – educação e conduta.
Textos de apoio ao professor:
Atividade: Os alunos deverão produzir um texto com um breve relato sobre sua opinião.

3º Momento: História
Histórico da sexualidade e os movimentos de contracultura.
Aula expositiva, dialogada com auxílio de imagens e vídeos:

Sugestão de vídeo: História da sexualidade através da arte:
4º Momento - Geografia
O preconceito homofóbico na escola, na família e na sociedade e seus impactos na vida das pessoas.
Sugestão de vídeo: Reportagem sobre a homofobia no exército e na sociedade civil (Globo) http://www.youtube.com/watch?v=U8mD0P1CfAU
Tema também relatado na apresentação em PPT:

5º Momento - Ensino Religioso
Bullying Homofobico na escola:
Após a exposição do vídeo, promover uma discussão sobre o tema e conduzir a discussão de modo a proporcionar a todos a oportunidade de expor suas idéias.
Sugestão de atividade:
Organizar os alunos em grupo e propor uma busca de artigos, depoimentos e vídeos sobre o Bullying homofóbico. Em seguida os alunos deverão postar no Blog indicado pel@ professor@ suas opiniões (elaborada com cada equipe) sobre o tema pesquisado.


6º Momento -
Impactos da homofobia na vida das pessoas, através dos índices de violência cometida contra os homossexuais (Matemática);
Após todos os conteúdos acima expostos, o professor irá propor aos alunos que se organizem em grupo para realizar uma busca sobre os crimes relacionados à homofobia, gerando um gráfico no Excel (Windows) ou Planília eletrônica (BrOffice) que poderá ser por estado ou região. Após a geração dos gráficos os alunos deverão expor à toda a turma.
7º Momento – Educação Física
Necessidade de superação do preconceito homofóbico (Educação Física).

8º Momento - Língua Estrangeira: Inglês e Espanhol
Ação: Direito à saúde e a sexualidade – Campanha
O grupo fará uma apresentação em PPT (Power Point) ou utilizando o Impress (Apresentação Eletrônica) criando uma campanha contra a homofobia. A campanha deverá ser ilustrada com imagens retiradas da internet, com fundo musical e legenda. Todas as fontes deverão ser citadas. O material deverá ser convertido em vídeo e postado no YouTube.

Avaliação
Cada participante deverá realizar uma auto-avaliação de sua participação nas atividades. Deverá também relatar os aspectos e conteúdos que mais lhe chamaram a atenção.
Sites:

Material em PDF:

Bibliografia:

AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006. 100 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário