quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bichionário


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores
Amélia Cristina da Rocha Teles1
Carla Vieira de Freitas2
Carlos Roberto Brandão3
Débora Cunha Freire4
Deusite Pereira dos Santos5
Elza Maria Monteiro6
Marilda Costa Valente de Brito7
Mariluzi Santos de Lima8
Marlene Carlos Pereira 9
Orley Olavo Filemon10
Regina Alves Costa Fernandes11

Fonte: www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/7122gato.jpg&imgrefur
Tema: Bichionário
Público alvo: 1º Ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Material a ser utilizado: cartolina ou papel pardo, revistas e jornais para recortes, alfabeto móvel, cola, tesoura sem ponta, lápis, lápis de cor, pincel, filme: Mogli – o menino lobo, gravuras de animais, envelope e outros que achar necessários.
Objetivo
  • Organizar um Bichionário a partir das características dos animais de estimação das mcrianças e do filme assistido.
Expectativas de Aprendizagem
  • Comparar os diferentes tipos de animais da convivência dos estudantes;
  • Relatar suas vivências com os animais de sua convivência;
  • Identificar e relatar as semelhanças e as diferenças entre os animais;
  • Reconhecer que os animais vivem em diversos ambientes.
ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Preparar com antecedência figuras de animais de estimação, papel pardo ou cartolina para o registro das respostas dos estudantes para depois usá-las.

ATIVIDADE 1: Animais de estimação
Inicie a atividade apresentando à turma as imagens acima ou outras semelhantes, questionando-os a partir da observação das mesmas.
  • Vocês têm algum animal de estimação? Qual?
  • Vocês conhecem os animais que estão aparecendo nessas imagens?
  • Qual o nome dele? Que letra inicia o nome desse animal?
  • Qual a diferença entre eles?
  • Existe(m) alguma(s) semelhança(s) entre estes animais? Qual? Quais?

Peça que cada estudante escolha dois animais e escreva o nome deles utilizando o alfabeto móvel.
Aproveite e faça a correção junto com a turma listando os nomes dos animais citados por eles e os das gravuras colocando em ordem alfabética, registrando-as no papel pardo ou na cartolina para usá-las, posteriormente, em outra atividade.

ATIVIDADE 2: Adivinhe que bicho é?

Providenciar figuras diversificadas de animais que não sejam de estimação (insetos, répteis, aves e mamíferos) e um envelope, para o desenvolvimento dessa atividade.

Organize os estudantes em círculo e sentados no chão. Um deles ficará fora do círculo e outro estudante do círculo ficará com a bola. Quando o que estiver de fora falar “passa”, a bola começa a ser passada de mão em mão, até que o estudante de fora mande parar. O estudante onde a bola parou , tira de dentro do envelope uma imagem e fala para a turma as características do animal até que algum colega adivinhe que bicho é. O jogo continua até todos falarem ou as figuras acabarem.
Enquanto a brincadeira vai acontecendo, vá pregando os animais que vai saindo com uma fita crepe em uma cartolina para depois usá-los em outra atividade.

ATIVIDADES DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

ATIVIDADE 3: Filme Mogli – o menino lobo 2

Providenciar e assistir o filme: Mogli – O menino lobo 2.

Professor(a) assista ao filme com a turma e, logo em seguida, estimule os estudantes a falarem o nome dos animais que apareceram.
Coloque os estudantes em círculo para discutirem sobre os animais que aparecem no filme e suas características. Para cada animal citado, complemente, se necessário, suas características: número de patas, tipos de alimentação, se mama quando filhote, se tem pêlos ou não, onde vive, entre outras informações.

Professor(a), você pode e deve sempre completar a produção e/ou as discussões dos estudantes. Procure nunca dar pronto!

Professor(a), construa junto com os estudantes um mural, conforme sugestão do quadro abaixo, agrupando os animais de acordo com sua classificação. Para isso você poderá retomar as atividades 02 e 03 e pedir para eles desenharem ou trazerem em outra aula os animais do filme.

Insetos
(não possui ossos)
Répteis
(rasteja)
Aves
(possuem penas)
Mamíferos
(mamam quando filhotes)








OBS. NAS ATIVIDADES 1 E 2 NÃO APARECE A INVOCAÇÃO AO PROFESSOR!!!

ATIVIDADE 4: Listando os bichos
Construa uma lista coletiva, em ordem alfabética, com os nomes dos animais estudados anteriormente. Por exemplo:
  • Abelha
  • Boto
  • Cachorro
  • Dromedário
  • Elefante
  • Formiga


ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

ATIVIDADE 5: Organização do bichionário (sugestão em anexo)

Professor(a), solicite que cada estudante pesquise sobre os bichos alguns itens como: seu nome, uma figura dele, o lugar onde vive, o número de patas, como é seu corpo.
Mãos à obra! Ajude-os a montar o Bichionário.

Professor(a), é importante considerar as expectativas de aprendizagem nas avaliações. Sendo este um processo contínuo, avalie as respostas dadas aos questionamentos e a produção do bichionário.
Neste momento é importante fazer uma análise comparativa com o levantamento dos conhecimentos prévios, verificando se ouve a compreensão do tema abordado.







ANEXO

Colégio Estadual ...
Professor(a): _________________________________________
Estudante:__________________________________________
1º Ano Turno: ___________

Meu Primeiro Bichionário








As outras páginas poderão ser feitas da seguinte forma:
E dessa forma seguir todas as outras páginas.





1 Especialista em Métodos e Técnicas do Ensino Superior
2 Especialista em Gestão Empresarial
3 Especialista em Ciências da Religião
4 Especialista em Métodos e Técnicas do Ensino Superior
5 Especialista em Planejamento Educacional
6 Graduada em Licenciatura e Bacharel em Biologia
7 Especialista em Planejamento Educacional
8 Especialista em Biologia Geral e Psicopedagogia
9 Especialista em Projetos Sócio-Ambientais e Culturais
10 Especialista em Educação Física Escolar
11 Especialista em Administração Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário